Wild-wonders.com  |  Contact  |  Links

RSS feed icon atom feed icon    Join Wild Wonders on YoutubeView Wild Wonders on FlickrJoin Wild Wonders on TwitterJoin Wild Wonders on FacebookJoin Wild Wonders on LinkedInView Wild Wonders on Slideshare  

Shop Cart  |  Tell a Friend!

Wild Wonders of Europe - the blog Wild Wonders of Europe Wild Wonders of Europe - the Blog

ELIO DELLA FERRERA - BOSNIA-HERZEGOVINA/CROÁCIA IV

October 30th, 2009 Posted in Southern Europe, Uncategorized

Other Languages:

Já faz alguns dias que cheguei ao Parque natural de Polje. Este é um parque Croata mas em parte, faz fronteira com a Bósnia-Herzegovina ao longo do comprido e majestoso rio Sava, com uma enorme largura de água e com quase mil quilómetros de comprimento que nasce nas regiões alpinas da Eslovénia e desagua no Danúbio; O rio Sava é o seu maior afluente.

Durante o Inverno e Primavera, este rio inunda a floresta e planícies limítrofes do condado de Sisack-Moslavina, onde o parque está localizado. Se antigamente estas inundações eram mais naturais, agora são controladas com sistemas de barragens, açudes e comportas que controlam o nível de água do rio Sava e dos seus afluentes. Um habitante local, disse-me que há um par de anos, devido às chuvas intensas, o nível das águas baixou mais de 10 metros em 24h! Parece difícil de acreditar num sitio tão plano quanto este. Valerija Hima e Edvard Bogovic, chefe do departamento de desenvolvimento do Parque Natural de Lonjsko Polje, disse-me que por vezes a inundação só termina no inicio de Junho mas este ano, em Abril, já tinha terminado.

O Parque Natural de Lonjsko Polje, situado na região de Slavonia, é composto por vários habitas naturais com diferentes tipos de cultivo e uma vasta floresta plantada de carvalhos, a espécie principal de árvore pela qual a região é famosa. As árvores são altas e enormes e por essa razão, os carvalhos fornecem a madeira necessária para fazer barris para envelhecimento de vinho sendo exportados para todo o mundo.

O Parque Natural de Lonjsko Polje é um renovado e relaxante destino para o ecoturismo com um importante valor do ponto de vista económico e ambiental. Nesta zona de Posavina. adjacente á bacia hidrográfica do rio Sava, muitas das casas tradicionais são construídas com os carvalhos desta região. Krapje, em particular, é reconhecida pelo seu Património arquitectónico e preservada pela sua singularidade.

O Parque é o habitat de muitos animais; particularmente aves. A cegonha branca é um símbolo e muito respeitada pelos habitantes locais. Centenas de casais nidificam nos telhados das casas típicas. Cigoc em particular, é um local muito importante para esta ave e foi já reconhecido pela UE como o primeiro European Site Stork. O Parque Natural de Lonjsko Polje é também um paraíso para as garças e outras espécies da mesma família. O local mais conhecido é Krapje dol que fica localizado numa curva do rio Sava. Coberto por densa populações de salgueiros e caniçais que as protegem dos intrusos. Esta colónia fica próxima do Centro de Informações do parque em Krapje. Foi lá que tirei algumas fotos da garça Imperial, da garça-branca pequena e da garça-branca grande. Mas na colónia, a jóia entre as outras aves é o colhereiro: cerca de 200 nidificam aqui e encontram-se agora ocupados a fabricar os ninhos.

As raridades no Parque Natural de Lonjsko Polje parecem não terminar e estão ali prontas a serem descobertas pelos ornitólogos.

Bem, a missão está concluída. Quero agradecer a todos os que conheci no Parque Natural de Lonjsko Polje e noutros locais ao longo da Bosnia-Herzegovina e Croacia e são muitos.

Um correcto e adequado agradecimento à Ljiljana e a Marijan Palaic pela sua afável hospitalidade e precioso suporte em Krapje. Um agradecimento especial ao jornalista da rádio N Livno na Bósnia-Herzegovina.

Agora no final desta intensa missão, posso dizer que estou muito feliz porque nas ultimas semanas vi muitos locais bonitos e interessantes de um canto pouco conhecido na Europa e … também estou feliz por voltar a casa inteiro!

Ellio Della Ferrera / Wild Wonders of Europe

Queiram por favor ter em consideração que as entradas no blog expressam a opinião dos nossos fotógrafos mas não necessariamente a dos directores do Wild Wonders of Europe.


Please note that blogs reflect our photographers' opinions and not necessarily those of the directors of Wild Wonders of Europe.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Post a Comment