Wild-wonders.com  |  Contact  |  Links

RSS feed icon atom feed icon    Join Wild Wonders on YoutubeView Wild Wonders on FlickrJoin Wild Wonders on TwitterJoin Wild Wonders on FacebookJoin Wild Wonders on LinkedInView Wild Wonders on Slideshare  

Shop Cart  |  Tell a Friend!

Wild Wonders of Europe - the blog Wild Wonders of Europe Wild Wonders of Europe - the Blog

ANDERS GEIDEMARK - ALBÂNIA II

October 30th, 2009 Posted in Southern Europe, Uncategorized

Other Languages:

A Sul, nos arredores da bela cidade costeira Saranda, existe um local imperdível: A cidade antiga de Butrint. As ruínas mais antigas datam de 800 AC e caminhar por estas escavações é uma grande experiência histórica. Agora, aquilo que me faz ficar neste local turístico durante três dias – neste tipo de missão!? Bem, já confessei, também à minha mulher – que me apaixonei…

Foi uma paixão louca com uma criatura escura, bem formada e de olhos negros: O Cágado-de-carapaça-estriada! Nunca na minha vida, tinha pensado desta maneira sobre as tartarugas – agora estou a pensar em levar uma para casa (preciso de falar com a minha mulher primeiro…). São uns tipos e tanto! Com personalidade e um olhar inteligente. Fiquei surpreendido com a sua timidez. Desde os pequenos lagos até à cidade em ruínas, estes animais selvagens estavam em controlo absoluto sobre os turistas. Se alguém coloca-se um pé fora do caminho a 20m de distância, os cágados imediatamente mergulhavam. Após muitas tentativas, encontrei uma maneira de me deitar de barriga na margem de um lago e com a lente de 600mm mais um teleconversor de 1.4x, consegui finalmente fazer umas fotos deste belo animal – tímido e astuto que nem uma raposa!


Nos primeiros dias das minhas quatro semanas na Albânia, e também nos últimos, tive uma grande ajuda do Bledi. Um amistoso e generoso homem que trabalha para o projecto do Lince dos Balcãs (Obrigado Bledi – espero ver-te outra vez!). Juntos, contratámos um transporte que nos levasse pelas sinuosas estradas montanhosas na zona norte do País. O nosso objectivo era visitar uma das mais remotas aldeias na Europa: Thethi. A aldeia com a sua paisagem envolvente do Parque Nacional de Thethi. Durante metade do ano, a aldei encontra-se completamente isolada com 3m de neve a cobrir a estrada. Apesar disso, há aqui famílias a viver o ano inteiro, graças à sua prévia preparação antes da queda das primeiras neves no Outono…


Infelizmente, sofri uma terrível doença no estômago durante a última semana, enquanto a chuva caía durante todos os dias mas estou muito contente por ter vivido esta “ultima tranquilidade”, lá em cima, nos Alpes Albaneses. E de uma certa maneira, a Albânia ainda é uma das utlimas “inexploradas” maravilhas Europeias. Aqui podemos andar durante quilómetros pelas praias arenosas do Mar Adriático sem avistar complexos de hotéis e no mesmo dia, podemos serpentear por estradas até alcançar os 1000m e apreciar a vista das montanhas cobertas de neve acima dos 2500m!

Claro que é difícil fazer uma missão no país onde é difícil encontrar alguém que fale qualquer língua estrangeira e onde a vida do dia-a-dia e o sistema é tão diferente daquilo a que estamos habituados no resto da Europa. Mas com a grande ajuda dos hospitaleiros Albaneses, apreciei bastante esta viagem de um mês e nunca me irei arrepender de todo este tempo – e claro do investimento privado – que coloquei neste “missão de uma semana”. Serve para mais tarde recordar.

Desejo à equipa do Wild Wonders of Europe boa sorte com o difícil trabalho de produzir algo que nós fotógrafos, tentamos trazer para casa, desde praticamente cada canto da Europa.

Anders Geidemark / Wild Wonders of Europe

Queiram por favor ter em consideração que as entradas no blog expressam a opinião dos nossos fotógrafos mas não necessariamente a dos directores do Wild Wonders of Europe.


Please note that blogs reflect our photographers' opinions and not necessarily those of the directors of Wild Wonders of Europe.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Post a Comment