Wild-wonders.com  |  Contact  |  Links

RSS feed icon atom feed icon    Join Wild Wonders on YoutubeView Wild Wonders on FlickrJoin Wild Wonders on TwitterJoin Wild Wonders on FacebookJoin Wild Wonders on LinkedInView Wild Wonders on Slideshare  

Shop Cart  |  Tell a Friend!

Wild Wonders of Europe - the blog Wild Wonders of Europe Wild Wonders of Europe - the Blog

MANUEL PRESTI – LAGO DURANKULAK, BULGÁRIA III

April 2nd, 2009 Posted in Eastern Europe, Uncategorized

Other Languages:

De manhã o vento era tão frio que parecia cortar-me a cara como facas e no entanto os locais continuavam a dizer que era um Inverno ameno… (talvez devesse ter bebido mais uma grappa ao pequeno almoço).
De qualquer maneira, o meu guia vai levar-me hoje ao estuário para tentar fazer algumas imagens de aves na água. Começamos bem cedo pela manhã, pegamos no barco bem escondido por entre as canas e empurramo-lo para as águas congeladas. Temos de partir o gelo na frente do barco para podermos avançar. Após 10 minutos a remar, chagamos ao abrigo aquático. Para mim é mais uma moradia do que um abrigo: 2,5 m de comprido por 1,5m de largo com um chão de madeira perfeitamente horizontal poucos centímetros acima do nível da água. Esta vai ser a minha casa nas próximas 12 horas. A plataforma está muito bem camuflada com canas. Mergulho no meu saco de cama que o vento hoje está forte.

Após várias horas à espera, os primeiros bandos de Gansos chegam dos campos para vir beber. Consigo ouvi-los ao longe (1 a 2 Kms). Os Gansos de Face-branca executam manobras de aterragem espectaculares: primeiro aproximam-se do lago em linhas de voo perfeitamente limpas e organizadas e de repente desfazem o bando contorcendo o corpo rapidamente de modo a perder peso e aproximaram-se da superfície da água. Alguns deles apenas a 3 metros do meu abrigo fazendo um barulho aerodinâmico muito alto. As suas capacidades de voo são um grande desafio para uma perspectiva fotográfica já que o movimento de cada ave é altamente imprevisível e ao mesmo tempo muito rápido.
Mesmo que estando uma fraca luz hoje, algumas poses destes Gansos de Face-branca fazem-me sorrir no meu abrigo, e por vezes do por mim a rir enquanto tento seguir estes Gansos a aterrar pela ocular da máquina.
Os mais engraçados são os que viram o pescoço 180. Mais para a tarde tenho alguma sorte com as cores. Começa a aparecer uma luz quente e nesse preciso momento, um Corvo-marinho pigmeu decide secar as suas asas mesmo em frente da minha moradia no lago!

Manuel Presti


Please note that blogs reflect our photographers' opinions and not necessarily those of the directors of Wild Wonders of Europe.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Post a Comment